Economia

Comissão aprova obrigatoriedade de reúso de água em locais com pouca chuva

21/08/2015 - 11:26  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou, na quarta-feira (19), proposta que estabelece a previsão de reaproveitamento de água por edifícios comerciais e industriais em locais onde chove pouco. Segundo o Projeto de Lei 1675/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), o reúso de água será pré-requisito para a obtenção de alvará de funcionamento por novas edificações.

Os percentuais mínimos de reutilização de água serão definidos posteriormente em regulamento, caso a lei seja aprovada. Nesse cálculo, serão levados em conta o porte econômico da empresa, o consumo de água e os limites de precipitação pluviométrica da região, entre outros critérios.

O relator na comissão, deputado José Nunes (PSD-BA), recomendou a aprovação da matéria. “Apenas o reúso é capaz de diminuir o uso desnecessário de água própria para o consumo humano e a produção de efluentes [resíduos industriais], ao contrário de outras discutíveis saídas para crises hídricas, como transposições de mananciais distantes”, observou Nunes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noeli Nobre
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1675/2015

Íntegra da proposta