Economia

Proposta dispensa suplementos e complementos nutricionais de registro sanitário

23/12/2014 - 17:59  

TV CÂMARA
Dep. Jaqueline Roriz (PMN-DF)
Jaqueline Roriz: esperamos que o acesso a tais produtos seja facilitado, com reflexos positivos na promoção e na manutenção da saúde individual.

A Câmara analisa projeto que dispensa suplementos e complementos nutricionais, nacionais ou importados, da obrigatoriedade de registro sanitário (PL 7784/14). A proposta, da deputada Jacqueline Roriz (PMN-DF), proíbe ainda exigências sanitárias diferenciadas em relação aos demais alimentos.

Atualmente, a legislação (Decreto-Lei 986/69) exige que todo alimento só pode ser exposto ao consumo ou ser entregue à venda após registro sanitário no Ministério da Saúde.

Apenas matérias primas alimentares e alimentos in natura; aditivos intencionais e coadjuvantes da tecnologia de fabricação de alimentos; e produtos alimentícios, destinados ao emprego na preparação de alimentos industrializados, em estabelecimentos devidamente licenciados, estão dispensados do registro.

Para a deputada, a medida vai impedir que a vigilância sanitária enquadre os suplementos e complementos nutricionais como medicamentos, para dar-lhes a correta qualificação de alimentos. “Esperamos que o acesso a tais produtos seja facilitado, com reflexos positivos na promoção e manutenção da saúde individual”, afirmou a parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7784/2014

Íntegra da proposta