Economia

Comissão rejeita ampliação dos benefícios fiscais concedidos a Roraima

27/11/2014 - 15:53  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia rejeitou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 6665/13, do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que amplia os benefícios fiscais concedidos a Roraima.

A proposta estende a todas as mercadorias produzidas em Roraima benefícios tributários concedidos no âmbito da Zona Franca de Manaus (ZFM), como a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e isenta de PIS/PASEP e COFINS a importação de bens usados no processo industrial.

Dificuldades
O relator, deputado Francisco Praciano (PT-AM), foi contrário à aprovação da matéria na comissão. Segundo ele, a ideia de aplicar o regime tributário especial em todo o território de Roraima é de difícil consecução.

“Mesmo a ZFM não se estende por todo o município”, observa o parlamentar. “Os benefícios concedidos às áreas de livre comércio somente podem ser usufruídos por empresas que se enquadram no chamado processo produtivo básico (PPB) – conjunto de normas e procedimentos estabelecidos por uma comissão interministerial – cuja aplicação é rigorosamente fiscalizada pela Suframa, pela Receita Federal e pela Secretaria do Planejamento do Amazonas.”

Tramitação
O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6665/2013

Íntegra da proposta