Economia

Deputados discutem benefícios da Zona Franca de Manaus

19/03/2014 - 09:15  

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discutem hoje a importância e os impactos sociais, econômicos e ambientais da Zona Franca de Manaus.

A Zona Franca foi criada em 1967 para ajudar a desenvolver a região amazônica por meio de incentivos fiscais. Os benefícios oferecidos pelo governo federal incluem isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), redução de até 88% do Imposto de Importação sobre insumos da indústria, diminuição de 75% do imposto de renda de pessoa jurídica e isenção do PIS/Pasep e da Cofins nas operações internas da área. Esses benefícios expiram em 2023.

Em outubro do ano passado, uma comissão especial aprovou a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos. A proposta está na pauta da sessão extraordinárioa de hoje do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

“Apesar dos inquestionáveis benefícios, a proposta de emenda a Constituição que prorroga os benefícios da Zona Franca por 50 anos, tem enfrentado diversas dificuldades para a sua aprovação”, explica a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que propôs a audiência.

Foram convidados para discutir o assunto:
- o governador do Amazonas, Omar Aziz;
- o superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Afonso Queiróz Nogueira;
- o professor da Universidade Federal do Amazonas, Alexandre Almir Ferreira Rivas;
- o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo dos Santos; e
- o superintendente da WWF-Brasil, Jean-François Timmers.

A reunião será realizada no plenário 5, a partir das 11h30.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.