Economia

Deputados e sindicalistas pedem mais debate sobre o Código de Mineração

11/03/2014 - 18:46  

JBatista/Câmara
Alves-Sindicatos-Mineração
Henrique Alves (C) vai ouvir empresários e gestores públicos sobre a possibilidade de discutir por mais tempo a proposta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira, em seu gabinete, uma comissão de deputados e sindicalistas que pediram mais debates sobre o novo Código de Mineração (PL 5807/13) em tramitação na Casa. A matéria vai substituir a lei em vigor desde 1967.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e da Nova Central, Calixto Ramos, disse que o relatório que será encaminhado ao Plenário não contempla os trabalhadores nem os municípios que sediam empresas mineradoras.

“Queremos discutir mais essa questão com os trabalhadores e os municípios que vão receber novos investimentos e empregos com a proposta de expansão do setor”, justificou Calixto.

Pressão
O presidente da comissão especial que discute a nova lei, deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), explicou que a matéria está quase pronta para ser votada, mas admitiu reabrir a discussão caso o presidente da Câmara entenda que a reivindicação dos trabalhadores é justa.

Henrique Alves entende que poderá haver mais negociação, mas também vai ouvir os empresários e gestores públicos que pressionam pela votação da matéria, alegando perda de investimentos e arrecadação nos estados e municípios produtores de minérios.

Da Redação - NA
Com informações da assessoria de imprensa da Presidência da Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.