Economia

Comissão vai debater implantação das redes elétricas inteligentes no Brasil

26/09/2013 - 18:23  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai realizar audiência pública, no dia 29 de outubro, para discutir as redes elétricas inteligentes (Smart Grids) e sua implantação no Brasil.

Smart grids são redes inteligentes de transmissão e distribuição de energia com base na comunicação interativa entre todas as partes da cadeia de conversão de energia. Elas conectam unidades descentralizadas de geração - grandes e pequenas - com os consumidores para formar uma estrutura ampla. Também controlam a geração de energia e evitam sobrecarga da rede, já que durante todo o tempo apenas é a energia necessária.

O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que pediu o debate, justificou ser necessária à avaliação dos benefícios que a tecnologia trará a toda população brasileira no gerenciamento dos seus gastos com energia elétrica. “É essencial definir as ações legislativas necessárias para destravar os empecilhos e também as políticas públicas que possibilitem a migração para essas novas tecnologias”, destacou o parlamentar.

Segundo Abi-Ackel, o avanço nos setores de telecomunicações e informática no Brasil permite a implantação das Smart Grids. “Essa transição para o novo modelo de distribuição de energia elétrica, que se convencionou chamar de rede elétrica inteligente, é inevitável e altamente desejável”, declarou.

Por outro lado, o parlamentar alegou que a implantação bem-sucedida desse modelo requer providências importantes, como a necessidade da definição de políticas públicas de P&D [Pesquisa e Desenvolvimento], industrial e de financiamento. “Isso inclui o desenvolvimento da cadeia de equipamentos e serviços, a adequação da legislação e da regulamentação necessárias à adoção do conceito e a recomendação de ações para solução das deficiências da atual estrutura”, concluiu.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann;
- o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer;
- o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias;
- o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone;
- o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; e
- o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato.

A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 13.

Da Redação – RCA
Colaboração – Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.