Economia

Comissão discute revenda de eletricidade para abastecer carros elétricos

26/09/2013 - 08:38  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência pública hoje, às 9h30, para discutir o Projeto de Lei 3895/12, que cria a figura do revendedor varejista de eletricidade para abastecimento de veículos automotores elétricos ou elétricos híbridos. A audiência será realizada no Plenário 13.

Segundo o deputado Izalci (PSDB-DF), que solicitou o debate, ainda existem problemas que precisam ser solucionados para os carros movidos a energia elétrica. “O fraco desempenho dinâmico e o peso elevado das baterias, que necessitam de muito tempo para recarga, ainda são problemas enfrentados”, destacou.

O parlamentar argumentou que a solução atual é a construção de carros híbridos, com pequenos motores à combustão, associados aos elétricos, para carregar as baterias. Eles reduziriam 70% do consumo de combustíveis e das emissões de gases. “Diante do atraso tecnológico do País, a discussão deste código é de fundamental importância para o setor responsável pela ciência, tecnologia e inovação”, concluiu Izalci.

Zero-emissões
Os carros elétricos são uma oportunidade para a substituição dos atuais veículos movidos por motores à combustão. Eles fazem parte do grupo dos veículos denominados Zero-Emissões, que, por terem um meio de locomoção não poluente, não emitem gases nocivos para o ambiente.

Esses veículos também são bastante silenciosos. “Eles representam para a ciência e tecnologia uma verdadeira revolução, porque promoverão a troca do império da termodinâmica para o do eletromagnetismo no modelo mundial de transportes”, afirmou o deputado Izalci.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o diretor de Gestão do Setor Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia, Marcos Franco Moreira;
- o analista de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Burle Gripp Cotta;
- o gerente de Inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Vinícius de Souza Teixeira; e
- o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu Binacional, Celso Ribeiro Barbosa de Novais.

Da Redação/DC
Colaboração – Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3895/2012

Íntegra da proposta