Economia

Deputados ressaltam que desoneração do etanol aumenta competitividade

27/08/2013 - 18:42  

Deputados favoráveis à Medida Provisória 613/13, que desonera a cadeia produtiva do etanol, ressaltaram que a medida gerará competitividade à indústria do etanol e do açúcar.

O deputado Newton Lima (PT-SP) disse que a região de Ribeirão Preto (SP) tem sofrido com a crise e, portanto, as medidas vão favorecer os empresários. Segundo ele, a MP garantirá a isenção de R$ 0,12 por litro de álcool. "Isso vai permitir mais competitividade diante do preço da gasolina", disse.

Municípios
O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) afirmou que as mudanças vão melhorar o cenário do setor sucroalcooleiro. Ele criticou, no entanto, a parte da proposta que autoriza a União a repassar R$ 3 bilhões para os municípios na forma de auxílio financeiro. Domingos Sávio disse que essa medida é paliativa e cobrou a redistribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

"Precisamos de uma distribuição fiscal mais justa, mas o que se está dando para as prefeituras é um paliativo. A despesa das prefeituras não é uma vez por semestre, é todo o dia", disse.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta