Economia

Câmara aprova título de Capital da Cerâmica à cidade de Porto Ferreira

14/08/2013 - 12:07   •   Atualizado em 14/08/2013 - 13:46

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 1654/11, que confere à cidade de Porto Ferreira (SP) o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração.

Porto Ferreira teve a primeira fábrica de cerâmica instalada nos anos 20. Atualmente, sedia o Mês do Ceramista, instituído por lei municipal, que envolve profissionais das indústrias, distribuidores atacadistas e varejistas, a população local e turistas. O evento soma-se à Feira de Negócios, realizada desde 1975, que contribui para a aproximação entre os produtores artesanais e o consumidor.

Cerâmica no País
Segundo o autor da proposta, deputado Newton Lima (PT-SP), a cerâmica tem papel importante para economia brasileira, com participação no Produto Interno Bruto (PIB) estimada em 1%, o que corresponde a cerca de seis bilhões de dólares.

Diversificado, o setor é dividido em produtores de cerâmica vermelha, materiais de revestimento, materiais refratários, louça sanitária, isoladores elétricos de porcelana, louça de mesa, cerâmica artística (decorativa e utilitária), filtros cerâmicos de água para uso doméstico, cerâmica técnica e isolantes térmicos.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e segue agora para a análise do Senado Federal.

Da Redação/PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1654/2011

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre