Economia

Edison Lobão debate com comissões novo marco regulatório da mineração

07/08/2013 - 08:45  

Divulgação/Agência Brasil
Autoridades - MME - Ministro de Minas e Energia Edison Lobão
Para Lobão, é preciso atualizar a legislação para aproveitar melhor as potencialidades do País.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, debate nesta manhã os principais pontos do novo marco regulatório da mineração (PL 5807/13). A audiência, que é promovida pelas comissões de Minas e Energia; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, será realizada às 10 horas, no Plenário 14.

Novo marco regulatório
O texto revoga o atual código (Decreto-Lei 227), que é de 1967, e, entre as principais novidades, cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração. Também eleva de 2% para 4% a alíquota da Contribuição Financeira sobre Exportação Mineral, paga pelas empresas do setor a título de royalties.

O projeto recebeu 372 emendas de deputados. Análise preliminar do relator mostra que, entre outros pontos, elas tentam modificar, das mais variadas formas, a estrutura do conselho e da agência, e apresentam novas alíquotas de royalties.

O projeto está sendo analisado por uma comissão especial na Câmara.

No Senado

Ontem, durante audiência no Senado o ministro disse que a legislação “ultrapassada, burocrática e centralizadora” impede o país de se beneficiar plenamente de suas riquezas minerais.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5807/2013

Íntegra da proposta