Economia

Câmara aprova criação de 306 cargos de chefia no DNPM

07/05/2009 - 18:37  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3675/08, do Executivo, que cria 214 funções comissionadas para o Departamento de Produção Mineral (DNPM). Os cargos destinam-se ao exercício de atividades de direção, chefia e assessoramento e serão ocupados por servidores de carreira do órgão. A proposta seguirá para análise do Senado.

Além das funções comissionadas, a proposta cria outros 92 cargos de chefia, sendo 4 do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) de nível 5 e 88 funções gratificadas (FG). O texto também extingue os 79 cargos diretivos existentes na estrutura do DNPM.

O impacto orçamentário previsto com a criação dos novos cargos será de R$ 3,58 milhões por ano. De acordo com o governo, esse gasto é compatível com as dotações da Lei Orçamentária (LOA) para 2008 e com os demais dispositivos da legislação orçamentária e de responsabilidade fiscal.

Três emendas
A CCJ também votou pela constitucionalidade das três emendas aprovadas na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A primeira delas altera a Lei 8.876/94, que institui o DNPM, para determinar que a autarquia será administrada por um diretor-geral e cinco diretores, como já ocorre hoje. A legislação atual determina que o DNPM seja dirigido por um diretor-geral, um diretor-geral adjunto e três diretores.

Outra emenda acolhida equipara o servidor investido nas funções comissionadas previstas na proposta ao servidor que possui cargo do grupo-DAS do mesmo nível.

Por fim, a terceira emenda permite a cessão de servidor ocupante de cargo DAS-4 no DNPM para outros órgãos públicos. A regra geral válida hoje permite a cessão de servidores com DAS-5 e 6.

"Nos últimos anos, tem sido vedada a possibilidade de o DNPM promover cessão dos servidores a órgãos congêneres do Poder Executivo, os quais muitas vezes seriam parceiros em diversas ações, causando constrangimento ao órgão", afirmou o relator, deputado Luiz Couto (PT-PB).

Notícias relacionadas
Trabalho substitui 2,4 mil DAS por funções comissionadas
Comissão aprova cargos comissionados para servidores do DNPM

Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta