Educação, cultura e esportes

Relator acredita em acordo para votação da Timemania

02/08/2006 - 21:56  

Dirigentes dos principais clubes de futebol do País se reuniram nesta quarta-feira, com deputados e líderes partidários da Câmara, para pedir urgência na aprovação do Projeto de Lei 5524/05, que cria a loteria Timemania. O encontro, realizado num hotel de Brasília, também contou com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior.
A Timemania, que vai usar os símbolos de 80 clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, é destinada a arrecadar recursos para o pagamento das dívidas dos clubes com a União. O projeto já havia sido aprovado na Câmara no fim de 2005, mas voltou a tramitar na Casa por ter sido alterado no Senado. Para encerrar a votação da matéria, falta apenas a apreciação das emendas apresentadas pelos senadores.

Esforços
O relator da matéria na Comissão de Turismo e Desporto, deputado Gilmar Machado (PT-MG), disse que a reunião serviu para unir esforços na defesa do projeto. Ele acredita que o texto será votado na primeira semana de setembro, quando haverá um novo período de esforço concentrado.
"Não há dúvidas sobre a importância da Timemania para a recuperação dos clubes e, acima de tudo, do futebol brasileiro", ressaltou o deputado. Segundo ele, não há polêmica em relação às emendas do Senado, o que deve resultar em uma aprovação tranqüila do projeto.
O presidente do Clube dos 13 (entidade que reúne alguns dos mais tradicionais times brasileiros), Fábio Koff, disse que a reunião com os deputados foi importante para expressar as dificuldades financeiras do setor. Na avaliação dele, a expectativa é de que, quando as dívidas tributárias e do FGTS estiverem quitadas os clubes terão recursos para investir nos esportes de base, na estrutura de treinamento e na contração e na manutenção dos jogadores mais expressivos.

Notícias anteriores:
Aldo quer votação da Timemania após liberação da pauta
Plenário aprova emendas à Timemania

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5524/2005

Íntegra da proposta