Educação, cultura e esportes

Deputados destacam importância da atividade física para a saúde da população

07/10/2016 - 18:06  

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física
Parlamentares e representantes da área participaram da sessão solene no Plenário da Câmara

Durante sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, deputados e convidados ressaltaram a importância da atividade para a saúde da população e defenderam a obrigatoriedade da disciplina na grade curricular das escolas.

Autor do requerimento para a realização da sessão, o deputado Evandro Roman (PSD-PR) afirmou que o governo deve incentivar a prática de atividades físicas porque esse hábito vem sendo deixado de lado pela população devido, principalmente, aos avanços tecnológicos. “No passado, a atividade fazia parte do cotidiano. Depois das revoluções industriais, a maioria das pessoas optou pela lei do menor esforço."

De acordo com dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% dos brasileiros não praticam o mínimo de atividade física recomendado para uma vida saudável. “Isso significa que mais de 90 milhões de pessoas no Pais têm um risco maior de contrair doenças graves”, alertou Izalci (PSDB-DF), que defendeu a obrigatoriedade da educação física no currículo escolar.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a necessidade de estimular a população a fazer exercícios físicos. “Ainda temos um longo caminho para conseguir oferecer aos cidadãos o direito de acesso a uma saúde de qualidade”, afirmou.

Reportagem - João Vitor Silva
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.