Educação, cultura e esportes

Projeto cria ranking de desempenho esportivo entre universidades

15/10/2015 - 17:13  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Veneziano Vital do Rêgo
Vital do Rêgo: Diversos estudos ressaltam que a prática esportiva está vinculada à saúde e à longevidade

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2483/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que cria um ranking para medir o desempenho esportivo das universidades brasileiras.

A proposta altera o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – Lei 10.861/04).

Segundo o autor, o objetivo é estimular o esporte universitário por meio de uma competição entre as instituições de ensino superior do País.

“Diversos estudos ressaltam que a prática esportiva está vinculada à saúde e à longevidade”, diz Vital do Rêgo.

Citando o exemplo dos EUA, o autor destaca a importância das ligas universitárias para a formação de atletas de alto rendimento. A National Collegiate Athletic Association (NCAA) reúne mais de vinte modalidades esportivas em quase mil instituições de ensino superior.

“O notável sucesso dos EUA nas Olimpíadas Universitárias e nos Jogos Olímpicos é decorrente do investimento no esporte educacional”, argumenta o deputado.

Pelo projeto, o ranking será definido conjuntamente pelos ministérios do Esporte e da Educação e levará em conta a infraestrutura esportiva e as modalidades oferecidas aos estudantes, bem como a efetiva participação deles.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Esporte; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2483/2015

Íntegra da proposta