Educação, cultura e esportes

Comissão discute subutilização de estádios construídos para a Copa do Mundo

13/05/2015 - 08:31   •   Atualizado em 13/05/2015 - 11:16

A Comissão do Esporte promove audiência pública nesta tarde para discutir a subutilização dos estádios construídos para a Copa do Mundo FIFA 2014, em estados de menor tradição futebolística e que são chamados pela mídia especializada de 'elefantes brancos’.

O evento foi solicitado pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE). Segundo ele, a audiência tem por objetivo esclarecer para a sociedade o planejamento feito para a utilização dos estádios no período pós-Copa de 2014, em estados de menor tradição futebolística. Ele cita especificamente as cidades de Manaus (Arena da Amazônia), Cuiabá (Arena Pantanal) e Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha).

Ele cita matéria do site BBC Brasil, publicada em fevereiro de 2015, segundo a qual, desde o encerramento da competição, o prejuízo para os contribuintes desses estados já chegou a pelo menos R$ 10 milhões, conforme levantamento feito.

A matéria ainda destaca que os dados, de difícil acesso, são incompletos e, portanto, a conta é uma estimativa. “Outro ponto destacado pela imprensa nacional recentemente foi o lucro obtido pela FIFA com a competição, que atingiu R$ 8,3 bilhões, fazendo com que o mundial no Brasil fosse o mais lucrativo de todos os tempos para a entidade.”

“Desde a escolha das cidades sedes para o mundial, muitos já alertavam para o risco desses estádios se tornarem ‘elefantes brancos’, pois nenhum deles possui equipe na elite do futebol nacional, e seus campeonatos locais tampouco possuem tradição de estádios cheios”, destaca o parlamentar.

Convidados
Foram convidados para discutir o tema com os integrantes do colegiado:
- o ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio;
- o secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena;
- o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman;
- o gerente de Operações da Arena Pantanal em Mato Grosso, João Paulo Curvo Borges; e
- o diretor-presidente da Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa (Arena da Amazônia), Aly Jorge Almeida.

Interatividade
Os cidadãos poderão participar da audiência fazendo comentários e perguntas por meio de bate-papo on line no Portal e-Democracia, por meio deste link: edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos/bate-papo/-/bate-papo/sala/34301

A audiência ocorrerá no plenário 4, a partir das 15 horas.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.