Educação, cultura e esportes

Comitê Organizador garante que obras para Olimpíadas serão entregues no prazo

Deputados questionam explicações sobre aplicação dos investimentos públicos.

12/11/2014 - 21:41  

Antonio Araújo / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman
Leonardo Gryner: não há atrasos e todas as perguntas feitas pelo TCU já foram respondidas.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos garantiu, nesta quarta-feira (12) na Câmara dos Deputados, que as obras previstas para a realização dos Jogos Olímpicos 2016 serão entregues dentro do prazo.

Durante audiência pública na Comissão do Esporte, representantes de comitê prestaram contas sobre o andamento de obras e a aplicação de recursos financeiros. Eles ainda informaram que os R$ 7 bilhões previstos em investimentos estão dentro do cronograma financeiro do evento que será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Promessas de investimentos
Segundo o vice-diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Leonardo Gryner, Copacabana, por exemplo, foi o local escolhido para promoções internacionais e eventos públicos.

Na Barra da Tijuca, está sendo construído o primeiro campo público de golfe, além do parque olímpico da região, que abrigará o primeiro centro olímpico para treinamento da América Latina.

Em Deodoro, as instalações usadas nos Jogos Mundiais Militares serão aproveitadas para a construção de um parque olímpico e do Centro Olímpico de Hipismo, além de um centro aquático.

Antonio Araújo / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discutir a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dep. Marcelo Matos (PDT-RJ)
Marcelo Matos (C) antecipou que o prefeito Eduardo Paes virá à Câmara em dezembro para discutir o cronograma dos jogos olímpicos.

O autor do requerimento para o debate, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), disse que “ainda falta muita coisa que deve ser explicada”, principalmente, os pontos relacionados aos investimentos públicos feitos pelo governo federal. “A preocupação da comissão é geral, como o acompanhamento das obras, dos recursos que estão sendo investidos nas obras do parque olímpico e de toda a estrutura de mobilidade urbana do Rio de Janeiro”, completou.

Fiscalização do TCU
Durante a audiência pública, o deputado Marcelo Matos também disse que os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) estão com dificuldades em obter os relatórios sobre o fluxo de dinheiro, além do cronograma das obras.

Mesmo com investimentos do setor privado, segundo Marcelo Matos, o TCU tem por obrigação fiscalizar o andamento das obras, já que “se o cronograma não for cumprido sua execução ficará a cargo do poder público.”

Entretanto, Leonardo Gryner disse que não há atrasos e que todas as perguntas feitas pelo tribunal já foram respondidas. “Já respondemos o TCU. Eles enviaram um ofício e nós fornecemos nossa projeção de receita. Mas, é claro, que parte dessa receita é de bilheteria. Inclusive, recebemos a visita, no Rio, de alguns técnicos do TCU, que, além de visitarem obras, fiscalizaram alguns de nossos documentos”.

Outras audiências
Ao final da audiência, Marcelo Matos antecipou que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, virá à Câmara dos Deputados, no dia 3 de dezembro, para discutir também o cronograma dos jogos olímpicos.

Além disso, a comissão pretende convidar representantes do TCU para debaterem as metas financeiras e investimentos já realizados do evento.

As Olímpiadas do Rio 2016 acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto e os Paralímpicos entre os dias 7 e 18 de setembro.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.