Educação, cultura e esportes

Parlamentares questionam investimentos privados para as Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos do Rio 2016 serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos ocorrerão de 7 a 18 de setembro

12/11/2014 - 21:30  

Durante audiência pública na Comissão do Esporte, promovida para avaliar os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016, o deputado Romário (PSB-RJ), que presidiu a audiência nas primeiras horas, fez uma série de questionamentos ao representante da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso.

Entre elas, Romário questionou quanto de investimento público foi alocado para as Parcerias Público-Privadas (PPP); e se, de fato, há atrasos nos repasses federais registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf).

Marcelo Pedroso afirmou que não tinha conhecimento do total exato de investimentos no evento, mas que no site oficial o cronograma físico-financeiro é atualizado constantemente e que todas as informações estão detalhadas na matriz de responsabilidades. “Além dos investimentos privados, nós temos o orçamento daquilo que é público. E o que é exclusivo para a realização dos jogos está consubstanciado na matriz de responsabilidades. E nós temos aquilo que é a antecipação de políticas públicas, que são os investimentos necessários na infraestrutura da cidade para torná-la mais adequada para receber os jogos.”

Atuação do Legislativo
Ao ser questionado sobre a perspectiva do cronograma apresentado pelos palestrantes, Romário ironizou dizendo que em apresentações “no powerpoint tudo é ótimo, perfeito e maravilhoso”.

O deputado acrescentou que, assim como em outros eventos, sempre há uma projeção de que tudo está indo bem. “Se o que está acontecendo é exatamente isso, ou melhor, se 80% dessa apresentação for verdade, teremos uma bela olimpíada. Com minha equipe, iremos nos aprofundar para saber se realmente o que foi apresentado está realmente acontecendo na prática.”

Para Romário, a comissão está desempenhando satisfatoriamente suas obrigações, e endossou a opinião do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), autor do requerimento para o debate, quanto o papel fiscalizador do Legislativo. “A gente tem que fazer o nosso papel: fiscalizar e cobrar. Em relação a isso, pode ter certeza que eu estou preparado.”

Novas modalidades
Com exceção do futebol, todas as outras modalidades esportivas vão ser realizadas na cidade do Rio de Janeiro. Quatro regiões do município receberão investimentos: Copacabana, Barra da Tijuca, Maracanã e Deodoro. Serão 65 modalidades no total, sendo que duas delas serão novidades: o golfe e o rugby.

Enquanto na Copa do Mundo 32 nações e 723 atletas participaram do evento, nas Olimpíadas a estimativa é de que 204 nações e 15 mil atletas venham ao Rio. Nas Olimpíadas, o número de voluntários poderá ultrapassar 70 mil pessoas, enquanto na Copa do Mundo esse número foi de 15 mil voluntários.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.