Educação, cultura e esportes

Proposta amplia acesso de profissionais para cobertura jornalística de jogos

20/06/2014 - 14:08  

Arquivo/Gustavo Lima
Danrlei
Danrlei quer democratizar a cobertura dos eventos esportivos.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6081/13, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), que altera a Lei Pelé (9.615/98) para permitir que profissionais credenciados por entidades de classe ligadas ao esporte, quando em serviço, efetuem a cobertura jornalística de eventos esportivos, com acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional.

A medida asseguraria, por exemplo, que jornalistas representantes de federações de atletas, de árbitros e de treinadores ocupassem locais reservados a eles nos eventos pelas entidades esportivas que os promovem. Atualmente, a Lei Pelé garante esse acesso privilegiado a profissionais credenciados pelas associações de cronistas esportivos.

“Trata-se de democratizar e organizar a cobertura jornalística dos eventos esportivos, dando autonomia às diversas entidades de classe ligadas ao segmento para efetuarem os credenciamentos dos profissionais associados”, afirma.

Tramitação
O texto será analisado conclusivamente pelas comissões de Esporte; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6081/2013

Íntegra da proposta