Educação, cultura e esportes

Comissão aprova contratação de gandulas pelas federações esportivas

23/09/2013 - 16:00  

Reprodução Tv Câmara
Dep. Onofre Santo Agostini (PSD-SC)
Santo Agostini: medida promove a isonomia entre os competidores.

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na quarta-feira (18) o Projeto de Lei 4011/12, do deputado José Otávio Germano (PP-RS), que determina que a contração de gandulas para atividades esportivas seja feita pelas respectivas federações de cada modalidade, a quem caberá também a remuneração do profissional. Conforme o texto, gandula é a pessoa encarregada de repor as bolas para a continuação dos jogos ou por enxugar a quadra para evitar que os atletas sofram lesões durante a prática esportiva.

O relator na comissão, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), apresentou parecer pela aprovação. Segundo ele, ao repassar às federações a responsabilidade pela contratação e pela remuneração desses profissionais, o texto assegura mais isonomia às competições. “Este projeto de lei atende e disciplina a atividade desses auxiliares de atividades esportivas e promove a isonomia entre os competidores”, disse.

Atuação parcial
Atualmente, os gandulas são contratados pelo próprio clube que realiza o jogo, o chamado “time da casa”. No entanto, em alguns casos, esse tipo de contratação acaba fazendo com que a atuação dos gandulas seja parcial, visando prejudicar o time visitante, seja com atraso na reposição das bolas ou até mesmo escondendo-as com o objetivo de ganhar tempo.

Pela proposta, cada federação definirá os critérios para seleção do profissional, sendo obrigatória a conclusão de curso específico e a apresentação de atestado de saúde que demonstre a sua condição física. O curso específico, ministrado pela própria federação ou mediante convênio, deverá oferecer ao gandula, entre outras disciplinas, noções básicas sobre as regras da atividade esportiva respectiva.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4011/2012

Íntegra da proposta