Educação, cultura e esportes

Violência nos estádios reabre discussão sobre criação de CPI

Os estádios de futebol voltaram a ser cenários da violência de torcidas organizadas nos últimos fins de semana, desta vez em Brasília.

29/08/2013 - 11:11  

Nesta semana, o governo do Distrito Federal proibiu as torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Independente, do São Paulo, de entrar no Estádio Mané Garrincha por dois anos. Integrantes das duas organizações protagonizaram cenas de pancadaria recentemente na nova arena.

Arquivo/ Beto Oliveira
Lincoln Portela
Portela: CPI para evitar desmandos e corroborar cultura de paz.

Na Câmara, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode ser criada para investigar atos violentos de torcidas organizadas. A proposta (PRC 232/05) foi aprovada por unanimidade em abril, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e desde então aguarda votação no Plenário.

"A CPI vem para corroborar com a cultura de paz que o Brasil necessita, mas também para coibir os abusos, muitas vezes a conivência de alguns clubes com o financiamento, o patrocínio e a participação das torcidas organizadas. Eu não posso generalizar, dizer que todas torcidas são assim. Mas acontecem coisas até piores do que a violência explicitada nas câmeras de televisão", lamenta o autor do pedido de criação da CPI, deputado Lincoln Portela (PR-MG).

O fato de ter sido apresentada na forma de projeto de resolução (e não na de requerimento) faz com que a CPI das Torcidas Organizadas, uma vez aprovada em Plenário, passe na frente de outros pedidos de CPI que aguardam na fila. Para ser levado à votação, o projeto depende de entendimento do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e dos líderes partidários.

Reportagem - Marise Lugullo
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta