Educação, cultura e esportes

Comissão discute falta de investimento na preparação de atletas

05/06/2013 - 09:46  

A Comissão de Turismo e Desporto discute nesta tarde a falta de investimentos na preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de 2016. O debate foi proposto pelo deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB).

O parlamentar lembra que o Brasil está prestes a receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, com um orçamento estimado em cerca de R$ 30 bilhões. “O investimento na formação e treinamento de atletas brasileiros para a disputa dos jogos, no entanto, não tem acompanhado o volume dos recursos aplicados em obras”, compara.

Ele cita o caso do Clube de Regatas do Flamengo que anunciou a descontinuidade de suas equipes profissionais de Ginástica Olímpica e Judô, alegando um deficit de R$ 14,5 milhões em 2012, só no departamento de esportes olímpicos, e a falta de apoio do governo brasileiro e de órgãos olímpicos. Em 2012, o Flamengo já havia encerrado seus contratos com a equipe adulta de natação.

Foram convidados:
- o superintendente executivo de Esportes do Comitê Olímpico Internacional, Marcus Vinicius Freire;
- o vice-presidente de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo, Alexandre Póvoa;
- o representante da Confederação Brasileira de Clubes, Arialdo Boscolo; e
- o diretor de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Nascimento de Avellar Fonseca.

A reunião será realizada às 15 horas, no Plenário 5.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.