Educação, cultura e esportes

Proposta concede isenção a produtos esportivos para entidades beneficentes

22/06/2012 - 08:14  

Gustavo Lima
João Dado
Dado: Olimpíada é uma oportunidade para estimular os esportes.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3386/12, do deputado João Dado (PDT-SP), que isenta os equipamentos esportivos do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) até 31 de dezembro de 2014. O benefício é válido apenas para estabelecimentos de saúde da rede pública e entidades beneficentes dedicadas à educação, saúde e assistência social com registro nos órgãos governamentais.

Atualmente, o IPI é de cerca de 20% sobre o valor desses produtos. A Receita Federal, de acordo com o texto, deverá confirmar a habilitação dos estabelecimentos para adquirirem os produtos com isenção.

A proposta pune com multa e juros, além do pagamento do imposto, quem utilizar os produtos isentos em outras atividades.

Na opinião do autor, a proximidade das Olimpíadas de 2016 é uma oportunidade para estimular a prática de esportes. Dado lembrou que o exercício físico é um elemento básico para a prevenção de doenças.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3386/2012

Íntegra da proposta