Educação, cultura e esportes

Comissão diz que Salvador tem problemas de mobilidade para a Copa

30/08/2011 - 21:21  

Governo da Bahia
Obras para a Copa no estádio Fonte Nova em Salvador
Obras no estádio Fonte Nova, em Salvador.

A Comissão de Turismo e Desporto visitou nesta segunda-feira (29) as obras que estão sendo realizadas em Salvador (BA) para a Copa do Mundo de 2014. “Com quase três milhões de habitantes, Salvador é a cidade-sede onde mais encontramos problemas de mobilidade urbana”, avaliou o presidente da comissão, deputado Jonas Donizette (PSB-SP).

A visita-técnica faz parte da programação do Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa 2014.

Segundo Donizette, tanto o governador da Bahia, Jaques Wagner, quanto o prefeito de Salvador, João Henrique, estão de acordo que é preciso mudar a matriz da mobilidade urbana de BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ou metrô. “Embora os donos de empresas de ônibus ainda resistam a essa mudança, Salvador já dispõe de seis quilômetros de metrô, que não está sendo usado e que pode ser aproveitado para o megaevento do futebol mundial.”

Para o vice-presidente da comissão, deputado Romário (PSB-RJ) o cronograma da Copa está apertado, faltando apenas três anos e meio até a realização da competição. “A discussão entre o metrô e o BRT já deveria estar superada. Os empresários de ônibus têm que entender que a vida da população é que está em jogo. O que tem que ser feito é o melhor para o povo e não para os empresários”, ressaltou o parlamentar.

Com relação ao estádio Fonte Nova, Donizette afirmou que o ritmo das obras está dentro do cronograma. Ele ressaltou que possíveis mudanças na arena não vão influenciar o custo final das obras já que a contratação foi feita com “preço fechado”.

Romário apresentou ainda aos responsáveis recomendações relativas à acessibilidade dos deficientes físicos nos estádios de futebol. “São questões importantes que também precisam ser levadas em conta.”

Já o Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, segundo Jonas Donizette , precisa de modernização de equipamentos, especialmente as esteiras de bagagem e estacionamento, para melhor atender aos turistas que virão por ocasião da Copa 2014.

Também participaram da comitiva que foi a Salvador, os deputados Valadares Filho (PSB-SE), Acelino Popó (PRB-BA), Danrlei de Deus Hinterholz (PTB-RS) e José Rocha (PR-BA) e os senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA).

O Fórum tem como objetivo mobilizar o Poder Legislativo para debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização do megaevento esportivo.

A iniciativa é das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Cuiabá já foram visitadas. No dia 12 de setembro, o Fórum visitará Porto Alegre, sob a coordenação do deputado Danrlei de Deus Hinterholz.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.