Educação, cultura e esportes

Parlamentares criam frente em defesa de direitos de capoeiristas

05/05/2010 - 21:59  

Leonardo Prado
Capoeristas se apresentaram no ato de lançamento da frente.

Foi instalada nesta quarta-feira a Frente Parlamentar da Capoeira. O presidente do grupo, o deputado Márcio Marinho (PRB-BA), explicou que o objetivo é estimular o debate sobre direitos dos praticantes de capoeira, como a aposentadoria. A frente inicialmente é constituída por 192 parlamentares. O vice-presidente é o deputado Flávio Bezerra (PRB-CE).

No ato de lançamento, o Hino Nacional foi executado com berimbaus, houve a apresentação de dança com encenação de rotina de pescadores e de uma roda de capoeira, com demonstração de técnicas para a terceira idade.

Reconhecimento
Em 2008, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 7150/02, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que reconhece a prática de capoeira como profissão. O projeto aguarda votação no Senado.

Pela proposta, o capoeirista passa a ser considerado atleta profissional, apto a ser remunerado pela participação em eventos públicos ou privados. A capoeira já é reconhecida como manifestação cultural de dança, de luta ou de outras formas de competição.

Da Redação/PCS
Com informações da TV Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7150/2002

Íntegra da proposta