Educação, cultura e esportes

Comissão pretende unir esporte à inclusão social

29/03/2010 - 15:53  

Laycer Tomaz
Teixeira: combate à exploração sexual também está na lista de prioridades.

A nova presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), afirma que o foco dos trabalhos serão os eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. Ela defende que os investimentos voltados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 também sejam usados para promover inclusão social.

"É preciso fazer com que as melhorias na infraestrutura cheguem também à população mais carente", afirma a parlamentar. Outra prioridade, segundo ela, será a criação de políticas públicas de incentivo ao turismo e de formação de novos atletas.

Nascida em Goiânia (GO), a professora universitária Raquel Teixeira está em seu segundo mandato na Câmara.

Confira a entrevista concedida pela deputada à Agência Câmara.

Agência Câmara - Como a senhora pretende conduzir os trabalhos à frente da comissão?
Professora Raquel Teixeira - O Brasil sediará quatro grandes eventos a curto prazo: os Jogos Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016). Esses acontecimentos envolvem as duas áreas temáticas da comissão: o esporte e o turismo. Até pela minha formação como educadora, quero dar um enfoque humano e social às ações desenvolvidas. Os eventos são importantes para a consolidação da infraestrutura e da qualificação dos profissionais, mas a minha preocupação também é com o legado que as competições trarão para a sociedade.

Agência Câmara - Quais serão os temas prioritários?
Professora Raquel Teixeira - É preciso intensificar a inclusão social por meio do esporte e fazer com as melhorias proporcionadas pelos grandes eventos cheguem à população mais carente. Além disso, devemos criar políticas públicas de incentivo ao turismo e de formação de novos atletas. Outra necessidade é a implementação de medidas preventivas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao tráfico de mulheres - o turismo sexual tende a aumentar durante a Copa e as Olimpíadas.

Agência Câmara - De que maneira a comissão poderá ajudar na correta aplicação dos recursos para a Copa e as Olimpíadas?
Professora Raquel Teixeira - Há uma série de ações na área da infraestrutura necessárias para a realização desses eventos e o papel da comissão é acompanhar, avaliar, cobrar e garantir que essas mudanças sejam realizadas. Já temos audiências públicas aprovadas convidando os ministros do Esporte, do Turismo, das Cidades e da Defesa, além de representantes da Infraero, para prestar contas sobre, entre outros temas, a construção de estádios e a realização de obras nas áreas aeroportuária e de mobilidade urbana. Continuaremos também a promover audiências públicas regionais nas cidades-sede da Copa – até o momento, já fizemos cinco.

Agência Câmara - Dos projetos que tramitam atualmente na comissão, quais devem provocar mais polêmica?
Professora Raquel Teixeira - Não sei se é por provocar polêmica, mas o projeto que mais tem sido demandado pela sociedade - especialmente pelos setores ligados à área do turismo - é o que prevê a flexibilização do processo de concessão de vistos para turistas (PL 3059/08). Vir para o Brasil tem sido um tormento para algumas pessoas, devido ao princípio da reciprocidade [segundo o qual um Estado tem o direito de exigir de outro Estado tratamento igual ao que recebe]. Nossa ideia é manter a reciprocidade, mas facilitar os meios de obtenção do visto. Queremos permitir, por exemplo, o visto online. Outro ponto que também deve chamar a atenção é o estabelecimento de um percentual mínimo obrigatório para a contratação de brasileiros em cruzeiros marítimos de embarcações estrangeiras (PL 4843/09).

Agência Câmara - Como o período eleitoral vai interferir na agenda da comissão?
Professora Raquel Teixeira - Todo ano eleitoral é um ano curto, em que a gente tem de concentrar as ações prioritariamente no primeiro semestre. Isso faz com que nossa agenda fique mais apertada. Neste momento, estamos fechando o cronograma de audiências públicas e seminários a serem realizados na Câmara e nos estados.

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.