Educação, cultura e esportes

Educação aprova programa de saúde vocal para professor

19/05/2006 - 17:13  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, na última quarta-feira (17), o Projeto de Lei 5377/05, que cria programa de assistência gratuita na prevenção e cura de doenças vocais aos professores da rede pública. O objetivo da proposta, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), é promover cursos de orientação aos professores sobre o uso adequado da voz e encaminhá-los para tratamento médico quando necessário.

Função social
Para o relator na comissão, deputado Álvaro Dias (PDT-RN), a proposta supre uma importante lacuna na formação dos professores brasileiros. "A voz é o mais importante instrumento do professor. O projeto tem um cunho preventivo e garante a assistência especializada em caso de disfonia (alteração da voz), e por isso preenche uma importante função social", observou.
Dias acatou sugestão do Conselho Federal de Fonoaudiologia e incorporou à proposta emenda do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) que prevê também o tratamento especializado com fonoaudiólogo para os profissionais do magistério.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Roberto Seabra

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.