Educação, cultura e esportes

Aprovada a criação do Dia Nacional da Sukyo Mahikari

04/07/2019 - 19:28  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Série
Leandre: movimento busca uma civilização mais pacífica

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Dia Nacional da Sukyo Mahikari, a ser comemorado anualmente no dia 27 de fevereiro. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

A medida está prevista no Projeto de Lei 9629/18, da deputada Leandre (PV-PR). O movimento busca, segundo a autora, contribuir para uma civilização mais pacífica e harmoniosa. Ela destaca que o movimento possui sedes em todos os cinco continentes do mundo e está presente em 18 estados brasileiros.

Sukyo Mahikari ("luz da verdade") é um movimento religioso moderno, ou uma arte espiritualista ecumênica e sem dogmas, fundado em 1959 por Yoshikazu Okada em Tóquio, baseada no budismo e em revelações divinas, tendo como objetivo a renovação espiritual e a qualidade de vida elevada da humanidade com o uso da Luz Divina e, uma vida centrada em Deus, independentemente da religião

O relator do projeto, deputado Luiz Nishimori (PL-PR), destacou que os setores interessados na instituição da data comemorativa foram consultados em 22 de novembro de 2016, quando foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta