Educação, cultura e esportes

Projeto determina que bolsas de pesquisa sejam reajustadas anualmente

06/06/2019 - 11:27  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao centenário do nascimento do professor Fernando Figueira, patrono do Instituto de Medicina (IMIP), no Recife/ PE. Dep. Felipe Carreras (PSB-PE)
Felipe Carreras diz que o valor das bolsas não é reajustado desde 2013

O Projeto de Lei 2290/19 determina que os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e pesquisa reajustem anualmente os valores das bolsas concedidas.

Pelo texto, em análise na Câmara dos Deputados, as bolsas concedidas deverão ser reajustadas no dia 1º de janeiro de cada ano, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses anteriores.

Autor da proposta, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) observa que o valor das bolsas não é reajustado desde 2013.

“A cada nova crise econômica, temos as bolsas de pós-graduação e de pesquisa sendo reduzidas, o que pode comprometer completamente o que já se produziu nos laboratórios dos centros de pesquisa, além de atingir as gerações futuras, que não contarão com as mínimas condições para o desenvolvimento de seus projetos”, disse o parlamentar.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta