Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia Nossa Senhora de Nazaré em sessão solene

30/11/2018 - 19:22  

A Câmara dos Deputados promoveu sessão solene nesta quarta-feira (28) em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade de Belém, no Pará.

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Círio de Nazaré
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi trazida de Belém, no Pará, para a homenagem prestada na Câmara dos Deputadas

No segundo domingo de outubro, a procissão do Círio de Nazaré percorre as ruas da cidade numa das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros pelas ruas da capital do estado, em homenagem à padroeira.

Em discurso encaminhado ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou que a homenagem é um reconhecimento pelo valor dessa manifestação religiosa que é tida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas para a Cultura.

“A solidariedade entre os fiéis acaba por transbordar o âmbito religioso, despertando também o sentimento cívico. A participação nas festas e rituais de uma comunidade é uma das formas pelas quais o cidadão toma consciência dos laços que nos unem a uma cidade e a um país”, destacou.

O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), que propôs a homenagem, afirmou que essa sessão teve como objetivo um momento de paz e reflexão, “para que as pessoas possam entender que os deputados não são autoridades, que apenas estamos cumprindo mandato de autoridade. E para que nós possamos construir momentos importantes, construir leis que possam fortalecer as famílias e nosso país”.

Além do coordenador da Frente Parlamentar Mista Católica, deputado Givaldo Carimbão (Avante-AL), estiveram presentes à solenidade os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Eros Biondini (Pros-MG), Edmilson Rodrigues (PSol-PA) e Raquel Muniz (PSD-MG).

Reportagem - Márcia Torres
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.