Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia Escola Classe Comunidade Aprendizagem do Paranoá

23/11/2018 - 18:44  

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Homenagem à Escola Classe Comunidade Aprendizagem do Paranoá
Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta sexta-feira (23)

A Câmara dos Deputados homenageou nesta sexta-feira (23) em sessão solene requerida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), a Escola Classe Comunidade Aprendizagem do Paranoá (Cap), situada no Distrito Federal.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que a Escola Classe Comunidade Aprendizagem do Paranoá é o exemplo de como, efetivamente, a escola pública pode desempenhar papel crucial no desenvolvimento do Brasil.

O colégio foi inaugurado em maio deste ano. De acordo com Maia, “seus poucos meses de existência já dão sinal verde à aprendizagem firmada na participação de alunos, professores, pais e comunidades como um todo”. Ele também destacou o método de ensino utilizado pela escola, “incluindo a participação de toda a comunidade, em diversas práticas educacionais, de modo que a construção e a apropriação do conhecimento ultrapasse, literalmente, os muros da unidade de ensino”.

“O colégio chegou inovando e construindo uma nova pedagogia com a interação e integração da comunidade escolar e também com o espaço. É uma escola que dialoga com a comunidade, que reconhece que há diversos saberes e que todos eles fazem parte da nossa construção humana”, completou a deputada Erika Kokay.

Kokay também ressaltou que o colégio surgiu para que mais de 250 crianças não precisassem percorrer 30 km para ir à escola em outras regiões administrativas de Brasília, que não a de suas residências, no Paranoá. “Com a inauguração da Cap, outras dezenas de crianças da área puderam ser também matriculadas”, lembrou Rodrigo Maia.

Inspiração
A professora Janaína Vieira contou que a proposta da escola tem como inspiração um modelo de mais de 40 anos, criado em Portugal pelo professor José Pacheco, conhecida como Escola da Ponte. “A ideia da Comunidade de Aprendizagem e a relação dela com a Escola da Ponte é uma ideia de inspiração, para inspirar políticas públicas que funcionaram e ajustar de acordo com a nossa necessidade”, explica.

O modelo é organizado segundo uma lógica de projeto e de equipe, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. “Hoje a Comunidade de Aprendizagem do Paranoá tem a possibilidade de efetivar, de pensar uma educação que promove a autonomia, que promove uma relação entre as crianças”, afirmou Janaína.

Educação comunitária
O conceito de Comunidade de Aprendizagem baseia-se em um modelo de educação comunitária que busca expandir a prática educacional para além dos muros da escola. Na Cap, inicialmente foram recebidas as crianças que estudavam na Escola Classe 08 do Cruzeiro e, depois, crianças do Itapoã, Paranoá e Paranoá Parque que estavam sem escola. Hoje, cerca de 400 crianças estudam na escola e há a previsão de chegar ao número de 500 em 2019.

Em seu discurso, a estudante Ruth Caroline Souza Duarte declarou que a Cap é a escola onde ela mais gostou de estudar. “A Cap é minha segunda casa. Lá nós estamos aprendendo coisas novas e nós temos o direito e somos livres para falar”, disse.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.