Educação, cultura e esportes

No Dia da Consciência Negra, Rodrigo Maia defende igualdade de oportunidades a todos os brasileiros

20/11/2018 - 20:53   •   Atualizado em 20/11/2018 - 20:56

Na abertura da exposição “Zumbi e a Consciência Negra”, em referência aos 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou a importância do evento para fortalecer a necessidade de lutar por igualdade de oportunidades para todos os brasileiros.

“É um espaço importante da Casa [o corredor de acesso ao Plenário, onde está a exposição], em que todos aqueles que frequentam o Parlamento poderão compreender a importância do Dia da Consciência Negra, a importância de um país mais igual, que gere igualdade de oportunidades”, disse Maia.

“Tenho certeza que cada um, fazendo sua parte, avançando e dando um passo como fizemos na nossa Presidência na Câmara, vamos mostrando que este é um tema que está na nossa consciência todos os dias do ano", afirmou.

Memória
A exposição faz parte da série “Histórias não contadas”, que recupera a memória de personalidades e os fatos históricos que foram desprezados ou omitidos pela história oficial.

Embora focada na figura histórica do líder negro Zumbi dos Palmares, a exposição aborda também a situação do negro na sociedade brasileira contemporânea, bem como as conquistas obtidas por esse segmento da população a partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Igualdade Racial.

A mostra, que vai ficar em cartaz até o dia 12 de dezembro, traz uma galeria de personalidades negras que venceram o preconceito e até mesmo a marginalização social e conseguiram alcançar posições de destaque em diferentes áreas de atuação no Brasil.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.