Educação, cultura e esportes

Câmara dos Deputados traz exposição sobre as primeiras escritoras do Brasil

Mostra resgata história de mulheres que lutaram pelo direito de manifestarem suas ideias no século 19

12/09/2018 - 10:29   •   Atualizado em 24/09/2018 - 15:40

A Câmara do Deputados sedia a exposição “As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil”. A mostra traz a história de mulheres que lutaram pelo direito de manifestarem suas ideias e de verem seus trabalhos reconhecidos pela família, pelos escritores contemporâneos, pelo público e pela crítica. A maioria nasceu no Brasil e publicou na imprensa nacional no século 19.

O título da exposição faz alusão ao periódico “A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira”, que circulou em São Paulo no final do século 19. A Mensageira, O Sexo Feminino, O Jornal das Senhoras e A Família, entre outros jornais destinados às mulheres nos anos 1800, incentivaram a produção de autoria feminina e despertaram, sob um feminismo iniciante, a consciência das mulheres para a necessidade de conquistarem direitos relativos à educação, à profissionalização, à sexualidade, ao divórcio e ao voto.

A mostra faz parte da série “Histórias não contadas”, que resgata a memória de personalidades e fatos históricos que foram desprezados e omitidos pela história oficial.

A exposição poderá ser conferida, de segunda a sexta, das 9h às 17h, até 17 de outubro, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. A entrada é franca.

Da Redação - ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.