Educação, cultura e esportes

Sessão solene marca 96 anos da pedra fundamental da construção de Brasília

03/09/2018 - 16:59  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 96 Anos da Pedra Fundamental da Construção de Brasília
Parlamentares e participantes da sessão solene pedem criação de museu ecológico para preservação do Cerrado no local da pedra fundamental

Parlamentares e participantes da sessão solene para comemorar os 96 anos da instalação da pedra fundamental da construção de Brasília aproveitaram a comemoração para fazer duas reivindicações: que a Pedra Fundamental seja considerada Patrimônio Histórico Nacional e que o local onde está o monumento seja transformado em um museu ecológico, a céu aberto, que também incorpore a preservação do Cerrado.

O projeto de interiorização da capital do Brasil vem de antes da Independência do País, mas só começou a tomar forma em 1892, quando o Congresso aprovou a criação de uma Expedição Exploradora do Planalto Central. Ela ficou conhecida como Missão Cruls, porque o líder era o engenheiro belga Luis Cruls, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. Trinta anos depois, justamente no dia da comemoração do centenário da Independência, 7 de setembro de 1922, foi instalada a pedra fundamental da futura capital.

A pedra fundamental fica a 10 quilômetros de Planaltina, cidade fundada em 1859 e que, posteriormente, foi incorporada ao Distrito Federal. O marco físico da futura capital foi colocado entre os paralelos 15 e 20, considerado o ponto central do país. Na sessão solene, historiadores e professores de Planaltina reclamaram do "esquecimento" do poder público em relação ao monumento.

Centenário
Para o superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Thiago Perpétuo, o bicentenário da Independência e os 100 anos da instalação da pedra, ambos em 2022, trazem uma boa oportunidade para voltar as atenções para esse símbolo histórico.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

"Será bastante importante que nós tenhamos esse elemento valorizado para compreendermos que a História do Brasil permanece, se fortifica, na perspectiva da preservação dos seus patrimônios", declarou.

O deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) salientou a importância da interiorização da capital para regiões que, até então, estavam muito isoladas dos grandes centros urbanos do país.  "A construção de Brasília teve impacto muito importante na integração das diversas regiões do Brasil, principalmente do Sul com o Norte e propiciou o desenvolvimento e o crescimento de várias cidades do Brasil".

Projeto Nacional
Erika Kokay (PT-DF) falou sobre a ruptura da tradição de construir cidades a partir de grandes propriedades rurais, fazendo os donos de terras se sentirem donos dessas cidades. A história de Brasília foi diferente.

"Brasília foi construída pelas mãos de brasileiros e brasileiras que vieram de todos os lugares deste país pra transformar o barro vermelho na capital do país, fruto de um projeto nacional. Essa cidade precisa se apropriar da sua história e a sua história passa pela pedra fundamental, a sua história passa pela Missão Cruls, a sua história passa por Planaltina".

Reportagem – Cláudio Ferreira
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.