Educação, cultura e esportes

Comissão avalia educação oferecida a estudantes com altas habilidades no Brasil

Em 2014, estimava-se que existiam no País 2,5 milhões de alunos com altas habilidades ou superdotação nos ensinos fundamental e médio

08/08/2018 - 08:05  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista da Educação discutem nesta manhã os desafios para identificar os estudantes com altas habilidades no País e o direito desse público à educação especial.

Os superdotados têm raciocínio e aprendizagem rápidos, são curiosos, pesquisadores natos. Na infância, tendem a querer conviver mais com os adultos e podem ter problemas de interação social. Muitos apresentam baixo desempenho escolar por acharem as aulas desestimulantes e sem nenhum desafio. E em muitos casos, podem ser confundidos com problemas como dislexia, deficit de atenção ou outros transtornos de aprendizagem.

A doutora da Universidade Federal do Paraná Denise Maria de Matos Pereira Lima foi convidada para discutir o assunto. Ela é integrante do Conselho Brasileiro para Superdotação e atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação.

O debate será realizado no plenário 10 a partir das 8 horas.

Assista ao vivo

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.