Educação, cultura e esportes

Proposta permite uso do salário-educação para pagamento de pessoal

23/07/2018 - 15:03  

Lúcio Bernardo
Jovair Arantes
Jovair Arantes:  a vedação do uso do salário-educação para o pagamento de professores é injustificável também prejudica os estudantes

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8849/17, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que permite o uso dos recursos do salário-educação para pagamento de pessoal.

O parlamentar destaca que a crise econômica e a queda da arrecadação trouxeram a estados e municípios dificuldades para pagamento dos professores da educação básica. “A vedação atual torna-se injustificável e prejudicial à educação, penalizando os estudantes e a população de modo geral”.

O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública. O recurso é repartido entre União, estados e municípios. O salário é pago pelas empresas e corresponde a 2,5% sobre o total de remunerações pagas aos empregados.

Atualmente, a Lei 9.766/98 veda essa destinação.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8849/2017

Íntegra da proposta