Educação, cultura e esportes

Câmara comemora 50 anos de atuação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Homenagem foi feita em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19)

19/04/2018 - 17:15  

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (19), em Sessão Solene requerida pelos deputados Givaldo Vieira (PCdoB-ES) e Carlos Zaratini (PT-SP), os 50 anos de atuação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

De acordo com Vieira, o Mepes, que tem o objetivo de promover qualidade de vida no meio rural através do ensino agrícola, tem prestado um serviço extraordinário à nação brasileira.

Ele reforçou a importância da pedagogia da alternância, em que há períodos na escola e momentos na comunidade. “É um caminho viável, porque a educação do campo no modelo tradicional afasta o aluno da sua família. A pedagogia da alternância permite uma imersão com foco na qualificação que vai ser útil para o jovem, para que ele permaneça no campo, inclusive conseguir dar a suas famílias melhores condições de renda e de vida”.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados,  Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que o Movimento é focado em ações comunitárias na área educacional, incluindo a educação para a saúde. "A Câmara e o Estado brasileiro devem honrar as iniciativas nesse sentido, pois esses setores - educação e saúde - são a melhor tradução do que é mais importante e mais urgente para os cidadãos de qualquer país, especialmente para os habitantes do campo", afirmou.

Gilmar Felix/Câmara dos Deputados
Homenagem aos Cinquenta Anos de Atuação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo - MEPES
Mepes comemora 50 anos de atuação no próximo dia 26

Ele também destacou que o foco do Mepes na questão educacional antecipou o governo federal em vários de seus programas. “As ações do Mepes nessa área precederam em muitas décadas os programas governamentais de saúde da família”, completou Maia.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) ressaltou que a criação do Mepes, em 1968, foi um dos feitos mais importantes para a construção do povo brasileiro. Ela lembrou também que o movimento surgiu com aspecto libertário e num momento de resistência à ditadura militar, para construir uma perspectiva transformadora para quem vivia em dificuldade. “Esse projeto demonstra a capacidade transformadora da nossa gente”, declarou.

Já a deputada Benedita da Silva  (PT-RJ) acrescentou que o tipo de formação alternada oferecida pelo Mepes vai além do conhecimento. “É uma preservação da espécie ‘família’, na qual nós criamos vínculos. Isso traz a oportunidade para os jovens de não só criar e produzir com seus familiares, mas também passa uma visão de mundo diferente”, afirmou em discurso.

O Movimento
Pioneiro na introdução da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo no Espírito Santo e no Brasil, o Mepes completará, no dia 26 de abril de 2018, 50 anos de atuação.

Atualmente, são 19 escolas capixabas, totalizando 2.160 estudantes. Alternando uma semana na escola, em tempo integral, com uma semana em casa, acompanhando as atividades familiares no campo, os alunos mantêm o vínculo com suas comunidades, buscando nelas as principais referências para o tempo na escola e, também, levando para casa os aprendizados vivenciados na escola.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.