Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

18/04/2018 - 08h09

Seminário discute atuação de universidades no desenvolvimento regional

Nesta quarta-feira (18) o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara realiza um seminário sobre as instituições de ensino superior e o desenvolvimento regional.

O objetivo do seminário é discutir estratégias para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional a partir das instituições de ensino superior.

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), relator da publicação “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, disse que o estudo propõe uma política nacional para o tema, com as instituições de ensino superior como protagonistas.

Ele explicou que o objetivo é juntar o conhecimento produzido dentro das universidades com as necessidades da comunidade onde ela está inserida.

“Se a gente conseguir aplicar o conhecimento para ajudar o produtor local, para ajudar a agricultura familiar nós vamos fortalecer a economia de uma forma sustentável que valorize a inclusão social, o meio ambiente e que possa fortalecer a economia porque a economia forte é que gera mais empregos, gera mais oportunidades”, disse.

Já foram instalados três Centros de Desenvolvimento Regional: em Campina Grande, na Paraíba; Campanha, no Rio Grande do Sul; e um terceiro no sudoeste paulista.

Durante o seminário os participantes poderão conhecer a experiência que está sendo realizada no Rio Grande do Sul.

Investimento
O secretário de educação superior do MEC, Paulo Baroni, destacou que uma maior integração entre as instituições federais e as localidades onde elas estão inseridas vai trazer desenvolvimento para as diversas regiões brasileiras sem que precise ser feito um investimento muito alto de recursos.

O seminário vai contar com a presença de representantes das instituições de ensino superior, do Ministério da Educação, do Ministério de Ciência e Tecnologia e de parlamentares. Veja a programação completa aqui.

Hora e local
O evento vai ser realizado das 9 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos.

Evento interativo
Os interessados no assunto podem participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio do portal e-Democracia, clicando no banner abaixo.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'