Educação, cultura e esportes

Profissão do contador de histórias recebe homenagem na Câmara

19/03/2018 - 19:11  

Na última sexta-feira (16) a Câmara sediou, pelo 8º ano seguido, sessão em homenagem ao Dia Internacional do Contador de Histórias.

O evento foi realizado a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF). Ela destaca que o elemento lúdico de se contar uma história estimula o reconhecimento da beleza e da riqueza cultural do País.

"Nós queremos introduzir a contação de histórias em todas as políticas públicas. Primeiro, pela importância dela como um saber de um Brasil muitas vezes esquecido, de um Brasil profundo. Segundo, porque é um exercício de recontar nossas próprias vidas e histórias", justifica.

Acácio Pinheiro/Ministério da Cultura
Educação - geral - crianças contos infantis contação estórias histórias livros literatura professor sala de aula
A regulamentação da profissão de contador de histórias está sendo discutida na Câmara

A necessidade da adoção de políticas públicas específicas para contadores de histórias, através das secretarias de cultura, também foi destacada pela contadora Edvânia Braz, de Goiânia.

"O contador de histórias trabalha com incentivo à leitura, com a interpretação dos textos e a reformulação desse texto naquela perspectiva que a criança ou o adulto recebeu. É uma reconstrução do texto literário a partir da viagem que você faz, a percepção dos personagens e a proposta do autor".

O escritor, ilustrador e professor de literatura Celso Sisto, convidado do evento, destacou a importância da oralidade como forma de transmissão e valorização da cultura e da afeição, além de ajudar na formação de leitores.

"Os contadores de histórias fazem esse trabalho de abrir algumas portas como mediadores de leitura para que as crianças, os adultos, os idosos, as pessoas, enfim, que têm a possibilidade de se encantarem pela arte da palavra, possam depois, por elas mesmas, descobrirem outros caminhos a partir do estímulo inicial do contador de histórias".

Na ocasião, também foi entregue o certificado de conclusão do curso de pós-graduação "A Arte de Contar Histórias", oferecido pela Associação Amigos das Histórias.

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.