Educação, cultura e esportes

Escola poderá perder credenciamento se recusar matrícula de aluno

05/02/2018 - 12:39  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o cenário atual das políticas públicas de educação no campo e suas perspectivas. Dep. Helder Salomão (PT - ES)
Helder Salomão: objetivo da proposta é penalizar a instituição que recusa a matrícula de alunos, principalmente com deficiência

A escola privada que não aceitar matrícula de alunos, inclusive com deficiência, poderá ser descredenciada pelo poder público. É o que determina o Projeto de Lei 9133/17, do deputado Helder Salomão (PT-ES), em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96). No Brasil, o credenciamento é uma exigência para que a instituição educacional possa funcionar legalmente.

Salomão afirma que o objetivo da proposta é penalizar a instituição que recusa a matrícula de alunos, principalmente com deficiência. Segundo ele, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15) já garante o direito à matrícula.

A Constituição, por sua vez, considera a educação um direito básico. A legislação, no entanto, é omissa em relação à punição para que não respeita esse direito.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta