Educação, cultura e esportes

Projeto cria regime escolar especial para alunos enfermos e mães lactantes

22/12/2017 - 16:22  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Dep. professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)
Professora Dorinha Seabra Rezende: "proposta não reduz carga horária nem dispensa de obrigações escolares

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5982/16, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que estabelece regime escolar especial para atendimento a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde; mães lactantes; pais e mães estudantes, cujos filhos tenham até três anos de idade.

A proposta assegura a reposição de aulas e conteúdos e prevê a criação de classes hospitalares ou atendimento em ambiente domiciliar, enquanto durar o tratamento de saúde, período de lactância ou atenção à criança de até três anos; extensão do prazo de entrega ou apresentação de trabalho.

Pelo texto, as faltas no regime especial poderão ser justificadas, até o limite de 25% dos dias letivos totais, por meio de documento médico, hospitalar ou da unidade de saúde ou documento de fé pública.

Exceção
A autora destaca que o regime especial previsto no refere-se a excepcionalidades. “Em nenhum momento sugere-se a dispensa das obrigações escolares ou a redução da carga horária -- tanto assim, que a proposta prevê a reposição de aulas e a avaliação”, justificou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Alexandre Pôrto

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5982/2016

Íntegra da proposta