Educação, cultura e esportes

Comissão de Cultura debate políticas públicas voltadas para o artesanato

06/12/2017 - 08:47  

A Comissão de Cultura debate hoje a situação das políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para atender os artesãos no País. O debate atende a requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

O parlamentar destaca que, no Brasil, as atividades artesanais são desenvolvidas por núcleos familiares, majoritariamente situadas em regiões mais pobres, e cuja produção apresenta uma grande variedade de expressões e quantidade de matérias-primas disponíveis.

Segundo ele, ao longo dos últimos anos, o artesanato tornou-se atividade econômica com grande potencial de crescimento, atuando, inclusive, como fonte geradora de emprego e renda. “O incentivo à produção artesanal constitui uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias”, afirma.

Foram convidados representantes dos ministérios do Turismo e da Cultura; o presidente da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Pará, Darlindo Oliveira; a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, Isabel Gonçalves Bezerra.

O debate será realizado no plenário 10, após a reunião deliberativa, que começa às 14h30.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.