Educação, cultura e esportes

Chinês radicado no Brasil propõe mais horas-aula e salários melhores

Artur Ávila, ganhador da Medalha Fields, defendeu iniciativas como as Olimpíadas de Matemática

07/11/2017 - 18:55  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Debatedores defenderam a continuidade das Olimpíadas de Matemática

A formação dos professores foi apontada como um dos principais fatores para a melhoria da educação em geral, e da matemática em particular, pelo professor Yuan Jin Yun, chinês radicado há mais de 20 anos no Brasil, onde dá aulas na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“O professor tem que ter dedicação exclusiva e salário digno. Na Coréia do Sul, quem tem maiores salários é o professor”, disse.

Ele sugeriu ainda medidas adotadas pela China, como prêmios para os melhores professores, possibilidade de investimentos privados e doações para instituições públicas e mais horas de aula. “No Paraná os alunos do ensino médio só têm duas horas de aulas de matemática por semana. Deveriam ter pelo menos seis horas”, disse.

Ele criticou ainda cortes orçamentários que ameaçam iniciativas como as Olimpíadas de Matemática, evento defendido por outros participantes do encontro, como o professor Artur Ávila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e considerado uma celebridade na ciência brasileira: ele foi o ganhador da Medalha Fields, considerada uma espécie de Oscar da matemática no mundo.

“É o caso mais bem sucedido de estímulo à matemática no Brasil e não pode deixar de ser realizada por conta de cortes orçamentários”, disse.

O professor João Bosco Pitombeira Carvalho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), resumiu a importâncias do ensino de matemática. “A matemática invade hoje toda a sociedade, com o avanço da big data e da internet. E é imprescindível para o dia a dia do cidadão, para não ser manipulado com base em dados enganadores”, disse.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Roberto Seabra

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