Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia os 50 anos de criação do Projeto Rondon

24/10/2017 - 16:59  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos Cinquenta Anos do Projeto Rondon
Sessão solene em homenagem aos 50 anos do Projeto Rondon

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (24), sessão solene em comemoração aos 50 anos do Projeto Rondon. A homenagem foi solicitada pelos deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Pedro Fernandes (PTB-MA).

O Projeto Rondon é uma ação criada em 1967 pelo governo federal, em parceria com governos estaduais e municipais e instituições de ensino superior, que contribui para a formação do jovem universitário e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

Alex Canziani ressaltou a importância da iniciativa. “O Projeto Rondon tem com uma de suas prioridades o desenvolvimento de ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública”, completou.

Segundo Pedro Fernandes, o grande diferencial do projeto é a integração das pessoas, dos estudantes e dos professores com a realidade. “Os jovens conhecendo outras regiões do País e vendo a pobreza, a falta de serviços e a própria troca de culturas é o um dos pontos que atrai neste projeto”, afirmou.

História
O Projeto Rondon teve sua primeira etapa, também chamada de Operação Piloto ou Operação Zero, realizada em julho de 1967. Contou com a participação de dois professores e 30 alunos de instituições do Rio de Janeiro, que conheceram a realidade amazônica no então território federal de Rondônia.

Em junho de 1968 foi criado o Grupo de Trabalho Projeto Rondon, subordinado ao então Ministério do Interior, efetivando, assim, iniciativa. Funcionou até 1989 e foi retomado a partir de 2005.

O nome Projeto Rondon é uma homenagem ao militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon. Mais conhecido como Marechal Rondon, realizou expedições pelo País, abriu estradas, ajudou a demarcar terras indígenas, catalogou novas espécies e fez levantamentos cartográficos e topográficos. Em 2015, foi incluído no Livro dos Heróis da Pátria.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.