Educação, cultura e esportes

Nova edição do Câmara Mirim começa hoje

Promovido anualmente pela Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar no qual crianças e adolescentes são incentivados a redigir projetos de lei e defendê-los no Plenário da Casa

19/10/2017 - 08:57  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Sessão da Câmara Mirim 2016
Sessão do Câmara Mirim 2016 reuniu estudantes de diversas escolas

Nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), cerca de 350 crianças estarão em Brasília vivendo a experiência de ser deputados por dois dias. É a nova edição do projeto Câmara Mirim, evento organizado anualmente pelo Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados.

Durante o projeto, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental passam por todas as fases de um processo legislativo: elaboram projetos de lei, discutem, votam e elaboram pareceres em comissões. No final, votam o texto no Plenário Ulysses Guimarães.

Hoje os participantes serão divididos em comissões para analisar os projetos de lei. As reuniões começam às 14 horas, nos plenários 1, 2 e 3 da Câmara. Amanhã, às 10 horas, os pareceres serão discutidos e votados em sessão simulada no Plenário.

Projetos
Neste ano, os três projetos de lei selecionados foram os de Bianca França de Oliveira, 12 anos, de Presidente Médici (RO); Caio Vinicius Santiago Simas, 12 anos, de Joinville (SC); e João Otávio Turatti Barbosa, 13 anos, de Monte Carmelo (MG).

O projeto de Bianca França propõe padronizar a data de validade de produtos para facilitar a visualização pelo comerciante. O de Caio Vinicius sugere que documentos escolares de refugiados sejam traduzidos para o português. E o projeto de João Otávio estabelece que, a cada seis meses, uma equipe multidisciplinar de saúde atenderá crianças em escolas públicas.

A edição 2017 do Câmara Mirim contará com a participação das seguintes instituições: Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa (Monte Carmelo-MG), Colégio Machado de Assis (Joinville-SC), Colégio Global (Joinville-SC), Colégio Marista (Goiânia-GO), Escola Municipal de Ensino e Instituto Fundamental (Emeif) Boa Vista (Acará-PA), Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar (Ibirité-MG), Colégio Santa Rosa (Brasília-DF), Escola Municipal Professora Zilma Thibes Mello (Sorocaba-SP), Escola da Natureza e CEF 02 (Brasília-DF), Escola Atual (Águas Claras-DF), Partido Mirim (Brasília-DF) e as câmaras mirins de Ponta Grossa (PR), de Belo Horizonte (MG) e de Blumenau, Jaraguá do Sul, Biguaçu e Gaspar, em Santa Catarina.

As reuniões podem ser acompanhadas ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.