Educação, cultura e esportes

Congresso Nacional homenageia o Dia do Aviador com exposição

10/10/2017 - 13:27  

Lúcio Bernardo Jr
Exposição Santos Dumont - 14 Bis
Bruna Furlan na abertura da exposição, com o diretor-geral da Câmara, Lúcio Henrique Xavier Lopes, e do comandante da Aeronáutica, Nivaldo Rossato

Neste mês, o Congresso Nacional homenageia o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro, com a exposição “Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont à Dimensão 22”.

A exposição, promovida pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, em parceria com a FAB, foi inaugurada nesta terça-feira (10) no Salão Negro do Congresso.

São réplicas, em tamanho real, das aeronaves 14-Bis e Demoiselle, construídas por Santos Dumont, e painéis que explicam a atuação da FAB em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados – a soma do território brasileiro (8,5 milhões), da zona econômica exclusiva no litoral (3,5 milhões) e da área marítima envolvida em acordos internacionais (9,9 milhões).

“Esse é o tamanho da responsabilidade da FAB e mostra o quanto nos empenhamos para cumprir o nosso papel”, disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Na “Dimensão 22”, a FAB desempenha ações de controle, defesa, integração e busca e salvamento.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), ressaltou a importância da exposição para compreender a complexidade no monitoramento do espaço aéreo. “A Aeronáutica é motivo de orgulho e satisfação. Queremos mostrar a importância e como é fundamental ter a FAB a serviço do País.”

Serviço
A exposição é aberta ao público, de acordo com as normas de visitação do Congresso Nacional, e está montada no Salão Negro. A visitação vai até o dia 29 de outubro, de quinta a segunda-feira, das 9h às 17h30.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.