Educação, cultura e esportes

Câmara homenageia o Dia de Nossa Senhora Aparecida

09/10/2017 - 13:53  

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
O deputado Rôney Nemer, durante a homenagem a Nossa Senhora

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro, foi homenageado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (9), em sessão solene proposta pelos deputados Rôney Nemer (PP-DF), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Hildo Rocha (PMDB-MA) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). A data foi instituída pela Lei 6.802/80.

Rôney Nemer ressaltou o importante papel da fé para a sociedade. “A igreja possui capilaridades que podem chegar em locais que o Estado não consegue. As igrejas e a fé tiram pessoas das drogas, do mundo do crime, das dificuldades espirituais e dão assistência aos que necessitam”, afirmou.

Em mensagem ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que o Brasil é a maior nação católica no mundo e que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é um dos maiores símbolos da fé católica do País. “A fé em Nossa Senhora constitui um verdadeiro patrimônio cultural e espiritual dos brasileiros, e sua imagem é intensamente reverenciada pelo povo”, disse.

História
Em outubro de 1717, três pescadores encontraram uma imagem de Virgem Maria nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Atualmente, está localizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), que terá nesta semana uma programação especial em comemoração ao jubileu de 300 anos da padroeira do Brasil.

O arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido de Almeida, disse que a devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora Aparecida ocorreu de forma natural. “Quando a imagem apareceu daquela maneira para os pescadores, foi muito fácil a devoção. Ela se tornou a padroeira do Brasil, como é conhecida hoje.”

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.