Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação debate criação de comunidade de aprendizagem no DF

14/09/2017 - 08:15  

A Comissão de Educação debate, nesta quinta-feira (14), a proposta de instalação de uma Comunidade de Aprendizagem na região administrativa do Paranoá, no Distrito Federal. O debate atende a pedido do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF).

Segundo o parlamentar, o educador José Pacheco, co-criador da Escola da Ponte, em Portugal, tida como referência no mundo como um modelo inovador, atualmente vive em Brasília e é coordenador pedagógico dos Projetos de Formação da Ecohabitare. "A escola portuguesa é pública, não tem muros, portas ou salas de aula. Tampouco é dividida em aulas, séries ou tem provas como modelo de avaliação. Seu modelo de aprendizagem
é baseado na ética e na formação do aluno como cidadão e participante de uma comunidade", explica o deputado.

A inciativa portuguesa inspirou a criação de proposta semelhante em São Paulo (Projeto Âncora) e, agora, há um processo de negociação com a Secretaria de Educação do DF para instalar uma comunidade de aprendizagem, idealizada pela Ecohabitare, no Paranoá, cidade-satélite de Brasília.

“É importante que conheçamos suas perspectivas, dificuldades e peculiaridades, para que experiências inovadoras e promissoras como essa possam se tornar cada vez mais estimuladas e ajustadas em nosso desafiador contexto educacional”, defende Izalci.

Foram convidados:
- a coordenadora da equipe de projetos da EcoHabitare, Renata Resende;
- a coordenadora de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Klésia de Andrade Matias;
- o coordenador regional de Ensino do Paranoá, Isac Aguiar de Castro;
- a arquiteta e designer de Sistemas Sustentáveis e integrante da equipe técnica da EcoHabitare, Cláudia Passos; e
- a coordenadora do Projeto Âncora, em Cotia (SP), Suzana Ribeiro.

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 10, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.