Educação, cultura e esportes

Centro de Estudos da Câmara lança livro sobre envelhecimento da população na Bienal do Rio

04/09/2017 - 18:25  

Divulgação
Cedes - Lançamento do livro Brasil 2050
Durante lançamento do livro, a deputada Cristiane Brasil fez palestra sobre o tema do envelhecimento da população e as consequências para a sociedade

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes) lançou no último sábado, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a obra “Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece”. A publicação faz uma projeção do país que teremos na metade do século, no que diz respeito ao envelhecimento da nossa população.

O evento ocorreu no auditório Lapa, no pavilhão verde do Rio Centro, onde a Bienal do Livro segue até 10 de setembro. Na ocasião, a relatora do estudo, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), fez uma breve apresentação dos principais aspectos do trabalho, entre eles previdência social, mercado de trabalho, sistema de saúde, mobilidade urbana, violência contra o idoso, educação, direitos e garantias fundamentais e cuidados de longa duração.

Crimes contra o idoso
Ela defendeu a aprovação dos projetos de lei apresentados ao final do estudo, especialmente o que tipifica os crimes contra a pessoa idosa e o que regulamenta a profissão de cuidador. Ao final de palestra para cerca de 80 pessoas, a deputada seguiu para o estande da Câmara e do Senado, onde os participantes puderam adquirir o livro ao preço de custo de impressão. Na sequência houve sessão de autógrafos.

Essa é a primeira vez que o Cedes participa da Bienal. Considerada um dos maiores eventos do Brasil dedicados à leitura, a feira reúne debates, exposições e lançamentos de livros, além de outras atividades culturais. O público estimado para este ano é de 700 mil pessoas.

Da redação/RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.