Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação pode criar grupo de trabalho sobre formação ética dentro da sala de aula

29/08/2017 - 16:16  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Reunião Deliberativa. Dep. Professora Dorinha Seabra Resende (DEM - TO)
Professora Dorinha Seabara Rezende: "A minha proposta é que a gente possa discutir como isso pode acontecer realmente para garantir que o professor não se sinta constrangido em discutir valor, ética, no seu sentido maior"

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deve discutir a criação de um grupo de trabalho para implementar a formação ética e de valores dentro da sala de aula. A ideia surgiu da audiência pública realizada nesta terça-feira (29) pelo colegiado.

A sugestão foi dada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que acredita que o Ministério da Educação, os conselhos estaduais e municipais de educação e as entidades que lidam com a formação de professores poderiam se reunir com a Câmara para debater de que forma isso poderia ser implementado nas escolas.

"A crescente crença em relação às escolas militares ou a escolas organizadas vem como resposta a essa falta de espaço de debate dentro das escolas públicas”, avalia a parlamentar. “Nós temos propostas que lidam com a ideia de o professor não poder tratar nada de valor, projeto das Escola Sem Partido, preocupação com a condução. São dois extremos”, acrescenta.

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Sergio Vidigal (PDT-ES)
Sérgio Vidigal, que solicitou a audiência: "É cada vez mais comum professores reclamarem que as salas de aula estão mais barulhentas e os estudantes mais conectados em telefones celulares e menos conectados em relações pessoais"

“A minha proposta é que a gente possa discutir como isso pode acontecer realmente para garantir que o professor não se sinta constrangido em discutir valor, ética, no seu sentido maior, do que ensinar português e matemática. Acho que um grupo de trabalho pode fazer esse enfrentamento, foi essa minha sugestão", explicou.

Conectados nos celulares
Autor do pedido para realização da audiência, o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES) afirmou que é cada vez mais comum professores reclamarem que as salas de aula estão mais barulhentas e os estudantes mais conectados em telefones celulares e menos conectados em relações pessoais. Ele afirmou que vai levar ao presidente da Comissão de Educação, deputado Caio Nárcio (PSDB-MG), a ideia de formar um grupo de trabalho para discutir a implementação de formação ética nas escolas.

A presidente da Comissão de Nível Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Aparecida Pacios, diz que a infância é o melhor momento para uma pessoa entender o que é ética. E ela dá o exemplo da escola onde ensina: "Então nós temos, de dois anos até o término do fundamental 1, o debate dentro de uma dimensão; depois, temos a Ética Digital, que ensina as crianças a se comportar e a conviver no mundo digital; e depois a ética no ensino médio, que é voltada mais a questões de filosofia e sociologia".

Reflexo da sociedade
A representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, Sandra Zita, afirmou que a escola, como toda instituição, reflete a sociedade onde está inserida. Ela elogiou o fato de a Comissão de Educação ter debatido o tema com olhares distintos e concordou que a questão precisa ser discutida com urgência pelas diferentes instâncias ligadas à educação.

"Eu acho que é uma primeira semente para que esse assunto tenha o seu debate ampliado para todas as instâncias da sociedade, basicamente, e sobretudo para os educadores, na formação de professores, na legislação e nas políticas", afirmou Zita.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.