Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

09/08/2017 - 21h49

Definidos ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação deste ano

O prêmio é concedido pela Câmara dos Deputados a pessoas ou entidades que se destacaram na promoção do ensino no Brasil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (9), os três vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro 2017. São eles: o professor Antonio Veronezi; o escritor José Humberto Henriques; e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O prêmio é concedido anualmente pela comissão e pela Mesa Diretora da Câmara a pessoas ou entidades que se destacam na promoção da educação brasileira. Nesta edição, a entrega será feita em solenidade a ser realizada no dia 31 de outubro, no Salão Nobre.

Um dos vencedores, o paulista Antonio Veronezi tem uma longa trajetória dedicada aos ensinos básico e universitário, tendo criado e dirigido várias faculdades pelo País. Ele foi indicado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Subscreveram a indicação Lelo Coimbra (PMDB-ES), Saraiva Felipe (PMDB-MG), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Átila Lira (PSB-PI).

Veronezi disse que é uma honra receber o Prêmio Darcy Ribeiro, especialmente porque foi amigo do educador que dá nome à condecoração. “Tive o prazer de debater legislação educacional horas a fio com Darcy. Fico muito sensibilizado ao receber essa láurea concedida pela Câmara”, comentou.

Outro ganhador do prêmio, o escritor mineiro José Humberto Henriques se dedicou à literatura desde a infância. Entre romances, novelas, poesias, contos, crônicas e ensaios, escreveu 306 livros, dos quais publicou 46. A evolução da tecnologia para o livro digital possibilitou ainda a publicação de 296 obras dele nesse formato. O escritor foi indicado pelo deputado Caio Narcio (PSDB-MG).

Por sua vez, o Cenpec é uma organização sem fins lucrativos fundada há 30 anos por pesquisadores da educação. Entre outras ações, a entidade organiza a Olimpíada da Língua Portuguesa.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi quem apresentou a candidatura do Cenpec. “Trata-se de uma entidade plural, que trabalha diretamente na garantia do direito à educação de qualidade e ao aprendizado. Ajuda na gestão dos sistemas de ensino e na capacitação de professores”, destacou.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'